quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jeitinho Chines Proporciona Avanço Na Clonagem Animal



Cientistas chineses do BGI, a maior organização mundial de genômica, em conjunto com o Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento, da Academia Chinesa de Ciências (CAS), e da Universidade de Shihezi, da província de Xinjiang, fizeram  um avanço significativo na clonagem animal. A primeira ovelha do mundo transgênica produzida com uma técnica simplificada, a "clonagem artesanal" (Handmade), foi sucesso, nascido em 12:16, 26 de março de 2012, na região de Xinjiang Uygur, China.
"A ovelha transgênica é nomeada Peng Peng, seu peso ao nascer foi de 5,74 kg." , disse entusiasmado o Dr. Yutao Du, Diretor da BGI  Ark Biotechnology Co., LTD. (BAB), uma das afiliadas da BGI com foco em produção em larga escala de animais transgênicos e clonados. "Peng Peng está se desenvolvendo normalmente e parece saudável", acrescentou.
O projeto foi lançado há mais de dois anos atrás. Além da ineficiência geral da clonagem tradicional (apenas uma pequena fração dos embriões são reconstruídos para desenvolver uma prole saudável), os cientistas tiveram  de superar dificuldades adicionais, incluindo o clima especial e ambiente de laboratório comprometido com instrumentos muito básicos. Assim, uma técnica simplificada inovadora chamado Handmade Cloning (HMC) foi usada, com menos demanda por equipamentos sofisticados, procedimentos simplificados, menores custos e maior eficiência de produção (o “jeitinho chinês” de baratear a produção de qualquer coisa no mundo ). Em 2009, as células doadoras foram coletadas a partir de uma ovelha Merino chinês, e pela manipulação genética de uma linhagem de células transgênicas foi estabelecida. Depois de inúmeras tentativas, o sistema HMC para a clonagem de ovelhas foi estabelecido com sucesso em outubro de 2011. A transferência dos embriões produzidos  levou à realização presente.
A modificação genética pode resultar na qualidade da carne melhorada através do aumento do teor de ácido graxo insaturado. Segundo os pesquisadores, o gene associado withω-3 ácidos graxos insaturados (ω-3PUFA) foi transferido com sucesso para Peng Peng. co-3PUFAs serve como ácidos graxos essenciais para seres humanos reduzindo o risco de doença cardíaca coronária e ajudam o desenvolvimento normal do cérebro, olhos e neurônios. "O nascimento de Peng Peng significa que as pessoas poderão   absorver co-3PUFAs ao beber leite ou comer carne no futuro." disse o Dr. Du, "A tarefa mais difícil já foi feita, a plataforma de produção transgênica ovelha está estabelecida, estamos prontos para o desenvolvimento em escala industrial."
Desde HMC foi introduzido em 2001, fruto de várias espécies importantes, incluindo bovinos, suínos, caprinos e búfalos foram produzidos usando esta técnica. O procedimento pode contribuir para os esforços para salvar espécies ameaçadas e para produzir medicamentos para doenças humanas através de animais transgênicos.
No ano passado, a  BGI tem feito grandes conquistas em clonar mini-porcos e micro-porcos transgênicos. Em agosto passado, um porco heróico, chamado Zhu Jiangqiang (força de vontade), que havia sobrevivido a mais de um mês enterrado sob os escombros após o terremoto de 2008 na província chinesa de Sichuan, também foi clonado, produzindo 6 leitões idênticos com o animal famoso. "Com cada nova espécie clonada, aprendemos mais sobre a possível contribuição da HMC para melhorar a saúde dos animais e seres humanos." disse o Dr. Du. "Espero mais avanços sobre a pesquisa com animais transgênicos e clonados em um futuro próximo."
Baseado em uma tecnologia de núcleo chamado Handmade Cloning (HMC), BAB estabeleceu um sistema de produção confiável e  eficiente, incluindo a construção do vetor, a seleção  de células geneticamente modificadas, a reconstrução de embriões clonados, transferência de embriões, entre outros.
Comparado com a clonagem tradicional, os benefícios da clonagem feito à mão são grandes. Custos de equipamento de baixo, um procedimento simples e rápido e uma maior eficiência in vitro são valiosas para a pesquisa em larga escala nas ciências médicas e agrícolas.
O projeto também foi apoiado pela Animal Science Academy de Xinjiang.

Fonte:
http://www.sciencedaily.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário