Esta será a quarta edição do Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas (SBGMP), que teve sua primeira edição em março de 2007 em Natal, RN, como resultado do esforço de um grupo de pesquisadores brasileiros da área vegetal. O segundo Simpósio foi realizado em março de 2009 na Armação dos Búzios, RJ. O terceiro ocorreu em abril de 2011 em Ilhéus, na Bahia.
Esses encontros foram inesquecíveis e contribuiram para que hoje o SBGMP seja considerado o mais importante encontro da comunidade científica brasileira da área de genética vegetal.
O IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas é resultado de um esforço conjunto da Sociedade Brasileira de Genética e da comunidade científica brasileira de genética vegetal. O objetivo é destacar a necessidade de nosso país em estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada em biologia vegetal. Considerando-se a relevância da agricultura para a economia brasileira, o simpósio pretende aproximar os principais pesquisadores envolvidos tanto em pesquisa básica quanto no uso eficiente de ferramentas genômicas aplicadas ao melhoramento e à Biotecnologia vegetal.
As sessões temáticas deverão enfatizar a evolução e a biodiversidade, as respostas a diferentes tipos de estresses, regulação do desenvolvimento, a epigenética, transporte e direcionamento de proteínas, metabolismo mineral, hormônios vegetais e sinalização, genômica funcional e comparativa, biocombustíveis, biotecnologia vegetal e novas tecnologias.
O evento irá destacar os avanços recentes na pesquisa em genética molecular vegetal, promover interações entre cientistas brasileiros e líderes mundiais na área, e proporcionar oportunidades para que pesquisadores seniors estabeleçam contatos com jovens cientistas, recém-doutores e estudantes.
Serão ao todo 6 conferências e 13 simpósios que abordarão diferentes temas da genética molecular de plantas, selecionados para atrair cientistas de todo o mundo para Bento Gonçalves, a fim de compartilhar as suas mais recentes descobertas.
Bento Gonçalves é a Capital Brasileira da Uva e do Vinho. A cidade, com cerca de cem mil habitantes, é a 1ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul e a 6ª do Brasil. Bento Gonçalves oferece toda a infra-estrutura para que os visitantes desfrutem da gastronomia, do lazer e dos costumes deste povo hospitaleiro.
O comitê organizador fará o melhor para que o IV SBGMP seja um encontro cientificamente valioso e socialmente agradável. Não percam esta oportunidade.