domingo, 8 de setembro de 2013

GBOL: Conheça Software Que é Uma Mão Na Roda Para Aprender e Ensinar Genética Básica


Ainda existem alguns professores que tem aversão à tecnologia e acham que uma aula deve contar somente com giz e quadro, de maneira um pouco semelhante, existem alunos que acham que estudar é somente ler as anotações do caderno, sendo o computador lugar único e exclusivo para fazer coisas supérfluas não acadêmicas. Para aqueles que tem a "curiosidade" de utilizar o computador para explorar as mais diversas fontes de informações ainda existem alguns contratempos.
Infelizmente, conta-se com pouquíssimos exemplos de aplicativos que tem como objetivo complementar uma aula ministrada, e quando existe algum no mercado, em 90% das vezes é em inglês e somente pode ser adquirido mediante pagamento $$$. Será que existe a possibilidade de acharmos uma ferramenta boa para o estudo/ensino de genética totalmente grátis e em português?
Como diriam os franceses: Voilà (vô-alá), apresento-lhes o GBOL!
O GBOL (Genética Básica OnLine) é um aplicativo desenvolvido para o ensino de genética básica, contando para isso com uma gama de animações, exercícios, textos, ilustrações e vídeos. Com uma interface simples e autoexplicativa levando o utilizador a uma viagem sobre os diversos pontos que são abordados na disciplina de genética de maneira lúdica. Este sim é verdadeiramente uma “mão na roda” tanto para professores quanto para alunos. 
Faço um desafio, já procurei diversas vezes algo do nível do GBOL, achando em algumas vezes um  ou outro programa que abordasse um ponto com layout bonito, todavia não achei nada tão completo quanto o GBOL. Salientando que o programa é uma ferramenta complementar, não é objetivo do GBOL substituir o professor ou um bom livro.
Fiz um vídeo curto para aguçar a curiosidade dos interessados em baixar este programa (coloque o vídeo em 480p para visualizar melhor). 

Neste vídeo mostrei apenas 1% dos recursos do GBOL. 

Agora vou mostrar como baixar e instalar o programa (clique nas setas para visualizar a apresentação). 




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário