domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dois em Um


Sam (samantha do lado esquerdo e samuel do lado direito)  como vocês já devem ter percebido é um frango metade galo, metade galinha. Um ginandromorfo, um animal metade masculino, metade feminino que apresenta uma autêntica divisão sexual em todo corpo. Seu lado direito masculino tem uma  plumagem mais clara, esporões e fortes músculos peitorais. No entanto o lado esquerdo tem plumas mais escuras  sendo menos corpulento, quanto ao seu comportamento, os cientistas dizem que esta mas para o lado mascuilno, porém como o propio Michael Clinton (diretor do grupo que estuda sam), biólogo da Universidade de Edimburgo dissse:"Mas quando colocávamos ele entre as galinhas, não parecia tão seguro.
Os ginandromorfos são realmente surpreendentes porque não se observou nada parecido nos mamíferos. Em quase todos os mamíferos, incluídos os seres humanos, inicialmente as células embrionárias são sexualmente indistinguíveis. Durante o desenvolvimento, os fatores genéticos desencadeiam a formação das glândulas masculinas ou femininas segundo a combinação dos cromossomos sexuais do animal (XY para os machos e XX para as fêmeas).
"Tínhamos assumido que a determinação do sexo nas aves seguiria o mesmo padrão dos mamíferos", afirmou Clinton. Em conseqüência, os pesquisadores pensaram que um lado dos ginandromorfos seria uma fêmea normal (ou um macho) e que a outra parte teria algum tipo de anomalia cromossômica.
  No entanto, descobriram que estes frangos pareciam ter uma separação quase perfeita entre sua parte feminina e masculina. A metade da galinha estava, em sua maior parte, formada por células femininas normais com cromossomos femininos, enquanto a parte de galo continha majoritariamente células masculinas normais com cromossomos masculinos. Já que ambos lados estavam expostos aos mesmos hormônios exatamente, a equipe se deu conta de que as células deviam responder segundo seu próprio complemento cromossômico em lugar de receber ordens das gônadas. 
Clinton diz que o trabalho mostra que as galinhas têm uma maneira fundamentalmente diferente de se determinar o sexo de mamíferos: "Os hormônios desempenham algum papel, mas longe do ponto visto em mamíferos." Ele suspeita que as mesmas regras se aplicam a outras espécies de aves, embora os ginandromorfos provavelmente passam despercebidos na maioria das vezes porque as diferenças entre os sexos não são tão acentuadas.

 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário