sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Gem Glass: O Milho Vítreo




Foto 1: www.glassgemcorn.com

 O milho, grão mais cultivado do mundo, mostra mais uma vez quão grande é sua variabilidade. Ao olhar a foto acima logo pensamos que estamos nos deparando com uma montagem. Esse padrão de grão foi difundido por um agricultor de origem indígena (Cherokee) chamado Carl Barnes, que ao observar o estranho padrão fenotípico em algumas espigas em seu milharal, selecionou e plantou as sementes  até conseguir chegar nesse cultivar de coloração vítrea.
O Gem glass (Foto1) é um milho duro que só pode ser usado   para consumo em forma de farinha, diferentemente do milho doce que estamos acontumados (post milho doce aqui). O Gem Glass foi provavelmente criado como uma variedade ornamental.
Aproximando-se do fim de sua vida, Barnes concedeu sua preciosa coleção de sementes  para Greg Schoen, seu protegido no melhoramento de milho. Schoen passou amostras da suas variedades de milho únicas para o companheiro Bill McDorman, que era proprietário de uma empresa pequena de produção de sementes, localizada no centro de Arizona. Curioso sobre as sementes de vidro (glass) de nome estranho, ele plantou um punhado de sementes em seu jardim. As plantas espetaculares que surgiram o pegaram de surpresa. "Eu fiquei encantado", McDorman lembra. "Ninguém jamais havia visto um milho como este antes."
Por que existem tantas cores vibrantes em uma única espiga de milho? Cada grão é realmente um indivíduo geneticamente  distinto do outro  com uma mistura única de genes herdados de seus pais.
As Colorações dos grãos também têm sido utilizadas para desvendar um fenômeno estranho de herança não-Mendeliana: os transposons (tratamos sobre esse assunto aqui). Tranposons são sequências de DNA que saltam de um lugar para outro no genoma. Alguns tipos de milho tem grão manchado ou riscado de uma segunda cor, o que significa que algumas de suas células estão produzindo um pigmento especial, mas outros não (Foto 2).

                                                                           Foto 2: www.milkwood.net



Fontes:
www.nativeseeds.org
www.blogs.discovermagazine.com
www.glassgemcorn.com
*Agradecimento ao Eng. Agrônomo Demetrius Silva por ter sugerido o tema do post.


Achou interessante ? - Compartilhe e curta a fanpage!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário