quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Planta Antibomba.


Soa como o cenário de filme de ficção científica: um aeroporto equipado com uma floresta de plantas de detecção de bombas que podem farejar potenciais terroristas. Mas de acordo com a June  Medford e sua equipe da  Universidade do Colorado, suas plantas modificadas poderiam transformar esse cenário em realidade.

De acordo com o estudo é feita a modificação genética nas plantas de Nicotiana para  ficarem com as folhas amarelas quando detectarem  concentrações mínimas de explosivos no ar. Usando um programa de computador, eles redesenharam as  proteínas receptoras para responder a TNT. Consequentemente, quando as plantas estão expostas a vapores do explosivo, TNT moléculas se ligam a receptores nos tecidos da planta e as folhas perdem a cor verde. 

Atualmente, as plantas podem mudar de cor em questão de horas e são 100 vezes mais sensíveis a sinais químicos do que as narinas de um cão mas terão de responder em segundos ou minutos para ser verdadeiramente útil como cães de guarda. O Financiamento pelo Departamento de Defesa e Segurança Interna vai ajudar na continuidade do trabalho.

"A maneira que eu vejo que existem duas aplicações realmente interessante", diz Medford. "A primeira é encontrar os poluentes ambientais
e a segunda é encontrar maneiras baratas de fazer a segurança  "
Fonte: 
http://www.cigarettesflavours.com
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário