segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ExpoGenética 2012


A poucos dias do início da ExpoGenética, que será realizada entre os dias 18 e 26 de agosto, os preparativos para a exposição já começam a entrar na reta final no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Além de mostra de animais provados, leilões e palestras técnicas, a 5ª ExpoGenética marca o momento de divulgação dos novos sumários de touros dos principais programas de melhoramento genético do país, entre eles o do PMGZ, Geneplus, ANCP, PAINT e IZ.
 A grande novidade, no entanto, será o lançamento do 1º Sumário Brasileiro Unificadode Touros Nelore. O compromisso de desenvolver o Sumário Unificado foi firmado em maio de 2010 entre a ABCZ, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e a EMBRAPA (Centro Nacional de Gado de Corte). A raça nelore foi escolhida para esta fase inicial por três razões fundamentais: por ser a raça com maior volume de dados em comum nos três programas; por ser a que apresenta, no conjunto, a maior população; e por ser a que apresenta, no mercado, a existência de diferentes programas e resultados de avaliações. “É relevante destacar que nesta primeira fase - embora esteja envolvido no processo - a EMBRAPA, não teve sua base de dados incluída apenas por questões operacionais. Seguramente, na próxima edição, as três bases de dados deverão estar consolidadas. Este sumário foi produzido a partir da junção das bases de dados da ABCZ e da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, o que representa um aumento do universo de animais avaliados. Além disso, reforça as avaliações, aumentando a precisão das estimativas genéticas e contribui para evitar a existência de diferentes DEPs para um mesmo animal em determinada característica”, explica Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.
O grande diferencial deste sumário será ainda a participação apenas de touros com alta acurácia, ou seja, touros que têm avaliaçãomais precisa, o que aumenta a confiança no resultado e reduz as dificuldades do criador em analisar várias fontes de informação. Os touros serão apresentados por ordem alfabética com as DEPs comuns aos três programas: peso aos 120 dias de idade (direto, materno e materno total), peso aos 210 dias de idade (direto, materno e materno total), peso aos 450 dias de idade, perímetro escrotal aos 450 dias de idade e idade ao primeiro parto. “Apesar do Sumário Unificado, é importante ressaltar que cada programa continua atuando independentemente e terão preservadas as suas características próprias, bem como os interesses seletivos dos diferentes criadores vinculados a cada um dos programas. A visão coletiva das três entidades envolvidas é o compromisso com o desenvolvimento de processos que visam melhorar a qualidade de informações e uniformização dos sistemas de colheitas de dados, que demandam longas negociações e uma dose extra de altruísmo de todos, sempre pensando no bem geral da pecuária nacional”, finaliza Josahkian.

*Texto retirado na integra do blog do evento   http://expogenetica.blogspot.com.br/.
Regulamento do evento
aqui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário