quinta-feira, 5 de abril de 2012

Genes Hox: Os Engenheiros do Corpo






Os genes Hox  são responsáveis ​​pela atribuição de identidades regionais específicas em partes do corpo ( Ed Lewis ganhou o Nobel por seu trabalho sobre eles), simplificando eles atuam como comandantes dizendo quais partes do corpo serão formadas.
Agora você sabe o basicão sobre genes Hox, se não quer saber mais  recomendo que pare de ler agora e volte a ver as fofocas do facebook, se quer saber mais, primeiramente temos que nos familiarizar com alguns conceitos.
Gene homeótico: um gene que define uma região ou posição no embrião. As mutações em genes homeóticos levam a transformações de uma estrutura em outra; o exemplo clássico é a Antennapedia, uma mutação que transforma a antena de uma mosca em uma perna (esta classe de mutações foi reconhecida pela primeira vez em 1894 por William Bateson).
Genes homeóticos são definidos pelo seu fenótipo. Quando genética molecular entrou em ação, os cientistas começaram a olhar para as moléculas responsáveis ​​pela homeose e determinaram a sua seqüência, eles notaram uma semelhança: os genes eram fatores de transcrição que regulavam a atividade de outros genes, e muitos deles continham algo comum, um trecho de DNA que nomearam o homeobox.
Homeobox e homeodomínio: O homeobox é uma sequência de 180 pares de bases do DNA que tem sido encontradas em muitos genes reguladores. O homeodomínio é o alongamento de  60 aminoácidos que correspondem ao homeobox traduzido. Esta parte da proteína é uma sequência de ligação ao DNA, que forma três hélices que se aninham ordenadamente em uma ranhura formada pela espiral de DNA, e os aminoácidos nessas regiões atribuem especificidade de ligação a sequências específicas no DNA.
Algumas sequências homeodomínios nos vertebrados são mais semelhantes aos homólogos seus da mosca, há uma variação, é claro: são estas pequenas diferenças que dão os genes homeodomínios diferentes propriedades.
Complexo homeótico (HOM-C): Muitos dos genes homeóticos que foram identificados até agora têm uma outra propriedade em comum, além de ter um homeobox. Eles estão todos ligados entre si em um cluster seqüencial em um cromossomo, e sua posição no cluster corresponde aproximadamente ao padrão espacial de sua expressão. O que isto significa é que se você olhar para o cromossomo que contém os genes Hox ,  estão todos alinhados em ordem sobre a fita de DNA . No diagrama abaixo, você pode ver um conjunto de 9 genes na mosca, começando pelo labial(laranja) terminando com o azul mais escuro (abdominal).


Nós também podemos agora olhar para os genes Hox em muitos animais diferentes e ver como eles se comparam de espécie para espécie. 


Outra coisa muito legal sobre eles é que são universais em animais. Nós, os vertebrados possuímos também genes Hox, e com as  mesmas propriedades: cada gene contém um homeobox, e eles são organizados no cromossomo na ordem da sua expressão da frente para trás. Aqui está uma versão similar com código de cores dos genes Hox homólogos em ratos:
 Fonte: 
www.scienceblogs.com

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário