|
Foto: www.zaplog.nl |
O arroz é um alimento básico para cerca de metade da população do mundo, por outro lado, é suscetível à seca devido às suas raízes rasas.
Um gene que confere a plantas de arroz raízes mais profundas pode triplicar os rendimentos em períodos de seca. Os resultados obtidos pelos pesquisadores japoneses podem ser vistos na edição de agosto da revista Nature Genetics.
O novo estudo mostra que as raízes "mais profundas", condicionadas pelo gene (DRO1), tem a capacidade de atingir profundidades duas vezes maiores que as variedades de arroz cultivadas atualmente.
"Com isso as variedades podem obter água e nutrientes das camadas profundas do solo", diz o principal autor do estudo Yusaku Uga, pesquisador do Instituto Nacional de Ciências Agroecológicas japonesa.
Uga e sua equipe descobriram que em condições de seca moderada a produção de arroz com o gene DRO1 foi o dobro, considerando condições severas de seca a produtividade foi 3,6 vezes maior.
"O ponto mais importante é que tivemos grãos de arroz sendo produzidos sob condições de seca", diz Uga.
O gene DRO1 ocorre naturalmente em mais de 60 variedades de arroz. Para o estudo, a equipe de pesquisa fez um híbrido entre uma variedade de arroz, que possuía o DRO1, com uma variedade de raízes “rasas”, em seguida, produziram os descendentes com o gene para produzir em condições de estresse.
O Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI) estima que será necessário um adicional de 8-10.000.000 toneladas de arroz por ano para manter os preços do arroz acessíveis em cerca de $300 por tonelada. Encontrar uma variedade resistentes à seca pode ser a chave para alcançar este objetivo, de acordo com pesquisadores.
----