Romeu Afonso de Souza Kiihl formou-se em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1965), fez mestrado em Melhoramento Vegetal pela Mississippi State University (1968) e doutorado em Agronomia Vegetal pela Mississippi State University (1976) . Atualmente é Pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso e Pesquisador da TMG -Tropical Melhoramento e Genética Ltda.
O engenheiro Agrônomo é denominado o "pai da soja" no Brasil. Reconhecido pelo feito de adaptar plantações de soja à região do cerrado, até então, uma terra inóspita ao cultivo de grãos por apresentar solos ácidos e de baixa fertilidade. Para o cultivo de soja em baixas e médias latitudes, utilizaram-se somente métodos de melhoramento convencionais, principalmente cruzamentos e retrocruzamentos modificados, até atingir condições de plantio muito diferentes daquelas de origem.
Na entrevista ao cedida ao Mercado & CIA o Dr. Romeu Kiihl fala um pouco do cenário atual do cultivo da soja no pais e deixa claro que o melhoramento genético esta sendo bem conduzido, mas o manejo da cultura tem que ser aplicado pelos agricultores.
Conversei ontem com um dos organizadores do 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, que acontecerá entre os dias 5 a 8 de agosto em Uberlândia-MG (programação oficial completa na semana que vem) e soube que o Dr. Romeu Kiihl será um dos palestrantes. Certamente valerá a pena assistir a palestra de um profissional com quase 50 anos de experiência.