História
Flavr Savr (também conhecido como CGN-89564-2), é um tomate geneticamente modificado, foi o primeiro alimento geneticamente modificado a ser concedida uma licença para o consumo humano. Foi produzido pela empresa Calgene, e apresentou para os EUA Food and Drug Administration (FDA) em 1992. Em 17 de maio de 1994, o FDA concluiu a sua avaliação do tomate Flavr Savr e o uso de APH (3 ') II, concluindo que o tomate "é tão seguro como o tomate produzido pelos meios convencionais" e "que o uso de aminoglicosídeo 3'-fosfotransferase II é seguro para uso como um auxiliar de processamento no desenvolvimento de novas variedades de tomate, óleo de colza, algodão e destinado para uso alimentar ". Foi vendido pela primeira vez em 1994, e foi produzido até 1997. Calgene fez história, mas os custos de montagem impediu a empresa de se tornar rentável, e que acabou por ser adquirida pela empresa Monsanto .
Características
Através da engenharia genética, Calgene esperava para desacelerar o processo de amadurecimento do tomate e, assim, impedi-lo de amolecimento, enquanto ainda permitindo que o tomate mantivesse sua cor e sabor natural. O tomate seria mais resistente à decomposição, adicionando um gene que interfere com a produção da enzima poligalacturonase . A enzima normalmente degrada na pectina na parede celular e resultando na suavização de frutas que os torna mais suscetíveis de serem danificados por fungos infecções. Os tomates modificados são colhidos antes de totalmente maduros sendo, então, artificialmente amadurecidos utilizando gás etileno que age como um hormônio vegetal. Colhendo os frutos ainda verdes, enquanto permite fácil manuseio e vida útil prolongada. Um sabor melhorado, mais tarde, alcançado através do melhoramento tradicional de Flavr Savr e variedades de melhor sabor, contribuiria também para vender Flavr Savr a um preço melhor no supermercado.
A FDA afirmou que a rotulagem especial para esses tomates modificados não era necessária, porque eles têm as características essenciais dos tomates não modificados . Especificamente, não havia nenhuma evidência de riscos para a saúde, e o conteúdo nutricional não foi alterado.
Problemas
O fracasso da Savr Flavr tem sido atribuído à inexperiência Calgene no negócio de cultivo do tomate e transporte. A variedade de tomate começou com Calgene foi considerada inferior pelos agricultores, e insuficiência de recursos foram alocados ao melhoramento tradicional de plantas. Como resultado, os campos Calgene era produzido apenas 25-50% em comparação com a variedades utilizadas pelos produtores. Além disso, grande parte da safra inicial foi danificada durante o processamento e transporte devido ao fato dos tomates maduros são inevitavelmente mais delicados. Equipamentos concebidos para a manipulação de pêssegos foram comprados, e caixas de transporte especializadas foram desenvolvidas. Estes custos, juntamente com a concorrência de uma nova variedade com vida de preateleira maior, impediu a variedade Savr Flavr de se tornar rentável, e Calgene acabou comprada pela Monsanto.
Fonte:
http://www.wikipedia.org/