quarta-feira, 14 de março de 2012

Chinês de Ohos Azuis que Consegue Enxegar no Escuro.




Uma anomalia pouco comum está intrigando os médicos chineses que atendem o jovem Nong Youhui. O garoto chinês nasceu com olhos azuis - fato que já é muito raro entre os chineses - e ainda tem uma incrível capacidade de enxergar no escuro (agora ficou raro mesmo) .O pai de Nong disse que, quando o filho era menor, os médicos falaram que os olhos do garoto voltariam a ser pretos como o de qualquer outro chinês. Porém, a criança cresceu e a anomalia não retrocedeu.
O mais fascinante é que os olhos do menino são como olhos de gato, pois brilham quando há pouca presença de luz. O caso vem sendo estudado há anos por cientistas, mas ainda não há respostas concretas sobre a anomalia. 


Provavelmente todos nós iremos ouvir a palavra mutação para descrever este fenômeno (isso ai até eu falo, assim como um  médico fala que o paciente contraiu uma virose) e também comentários sobre experiências gerando seres humanos transgênicos ou alienígenas vieram a terra. 
Espero que alguma explicação científica bem embasada seja mostrada logo. As últimas notícias relatam que o garoto recebeu uma carta do professor Carlos Xavier para o centro de treinamento dos X-man (desculpem, mas não pude deixar fazer  piada kkk).
O veterinário Paulo Sérgio Moraes de Barros, da USP em reportagem do site mundo estranho explica o processo que permite aos gatos enxergarem no escuro  ”  nos felinos os  olhos têm uma estrutura refletora - chamada região tapetal - que provoca uma dupla estimulação dos receptores responsáveis pela percepção de cores e formas: os cones e bastonetes (que os felinos, ainda por cima, têm três vezes mais que os humanos). O reflexo dessa camada espelhada é que produz aquele brilho esverdeado que vemos à noite nos olhos dos gatos", (O mesmo princípio é utilizado nos sinalizadores de estradas, batizados, com toda propriedade, de olhos-de-gato!)
Além disso, a pupila do gato dilata três vezes mais que a humana, permitindo a entrada máxima de luz bem nos momentos em que esses animais saem à caça: aurora e crepúsculo. Em compensação, quando exposta ao sol, a pupila se reduz a uma fenda mínima, contrabalançando essa hipersensibilidade à luz. Assim, durante o dia a visão dos gatos não é tão boa quanto a de seus donos. Eles distinguem mal as cores e não enxergam bem de longe.
 Assista o video



Fontes:
www.noticias.terra.com.br
 www.mundoestranho.abril.com.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário