Imagine armazenar água da chuva e usá-lo durante anos sem problema. Adicione a capacidade de transportar em sacos em aviões, carros ou a cavalo. FICÇÃO? Não, é o conceito fundamental de chuva sólida, um método de armazenamento de água, inventado pelo engenheiro mexicano Sergio Rico Velasco (foto).
O polímero armazena água, que é concentrada em pequenas áreas em forma de gel. Em seguida, colocados abaixo do solo em campos, permitindo que as raízes das plantas se mantenham hidratado e cresçam durante meses sem chuva ou irrigação.
“Garrafas PET, que são abundantes em comunidades rurais e que são normalmente considerados lixo, podem ser preenchidos com solo, água solida e sementes de qualquer planta que se deseja cultivar “...."Não é suficiente para obter um pouco de comida em cada, mas podem ser plantadas cem ou mais garrafas com feijão, milho, ou plantas medicinais" explica Sergio Rico.
A chuva sólida é feita de polímeros sólidos sobre o tamanho de um grão de moléculas de açúcar que ionizam a água. Cada um destes pequenos grãos é capaz de aumentar até 500 vezes o seu tamanho original, e não para alterar as propriedades e as características da água. Assim, um kg destes polímeros é suficiente para solidificar 500 litros de água, que podem ser armazenados sem problemas para até dez anos.
A chuva sólida se mantem húmida no campo, uma condição necessária para os microorganismos que vivem lá para processar os nutrientes do solo e por osmose , em seguida, transmiti-los para as plantas. Este é o segredo: para reter a humidade por um longo tempo. Com as chuvas naturais ou sistemas de irrigação tradicionais, a maioria dos minerais da água e do solo, se infiltram no solo. Polímeros, em contraste, ficam retido por longos períodos e com uma irrigação mínima são repostos.
A mistura não é apenas útil para a agricultura, serve também para combater os incêndios florestais. Os grãos de água são colocados na área de risco de fogo e, gradualmente, a umidade do solo sai impedindo o incêndio.
Assista um video demonstrativo da chuva sólida.
Assista um video demonstrativo da chuva sólida.
Fonte:
www.bbc.co.uk
Muito massa Afonso! Você sempre nos trazendo importantes informações com seu blog, mas esse se tivesse créditos eu estaria neles.
ResponderExcluirCertamente os créditos da Notícia são seus Moryb, e o blog esta aberto a novas sugestões sempre.
ExcluirAbraço.